Sobre



Este sítio eletrônico é o recurso didático do estudo realizado pela professora e mestranda Vanete Maria Moura Santos, intitulada “AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE CORUMBÁ-MS: CAMINHOS PARA UM ENSINO DE HISTÓRIA ANTIRRACISTA”, sob a supervisão da Profa. Dra. Manuela Areias Costa, no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande.
Em busca de uma educação antirracista, a dissertação sugere a utilização de narrativas históricas e das memórias das comunidades quilombolas Maria Theodora, Campos Correia e Família Osório no ensino de História e Cultura Afro-brasileira, como um método que reforça essa visão educacional e rompe com a invisibilidade das narrativas das histórias e memórias de afrodescendentes e afro-brasileiros (as) na historiografia e no ensino de História, juntamente com o tema de gênero, marcado por racismo e sexismo.
Utilizando a abordagem da História Oral e da História Vista de Baixo, o site apresenta a história e as memórias das comunidades e das lideranças femininas negras quilombolas no município de Corumbá, Mato Grosso do Sul, são apresentadas no site, como parte do dever de memória e reparação histórica, além de combater o racismo no ambiente escolar.
Portanto, ressalta-se a relevância do conhecimento histórico no âmbito educacional para o reconhecimento do papel das comunidades quilombolas na construção histórica, social e cultural do município de Corumbá-MS, em conformidade com as exigências específicas na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004) que direcionam para a valorização das comunidades quilombolas. Assim, a expectativa é que o sítio eletrônico ajude na visibilidade e valorização das histórias e memórias das comunidades quilombolas em todo o país, bem como em escala local e regional.

Profª. Vanete Maria Moura Santos
Este site, fundamentado na vivência escolar e na pesquisa do mestrado profissional, apresenta as histórias e memórias das comunidades quilombolas de Corumbá-MS, reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares, destacando a contribuição das comunidades Família Osório, Campos Correia e Maria Theodora para o ensino de História Antirracista, diversificada e que fortalece o combate ao racismo, a reparação histórica e o dever de memória.